terça-feira, 24 de abril de 2012

ADJETIVOS



NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________          PROFESSORA: _______________________
UM  CONTO  SURPRESA

·        Leia o conto abaixo e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras:

     Era uma vez um príncipe ___________, que vivia em um reino ___________. Ele tinha tanto medo de tudo, que todos o achavam muito ___________. Apesar disso, todas as donzelas queriam se casar com ele, porque diziam que ele era ________________.
     O rei e a rainha decidiram que seu filho não podia continuar daquele jeito e o mandaram em uma missão _____________: tinha que resgatar uma princesa de um dragão ____________.
     ____________ como era, o príncipe até foi em busca da tal princesa, mas bolou um plano ____________ para nunca mais voltar, já que tinha certeza de que não conseguiria cumprir o que seus pais queriam que fizesse.
     Depois de viajar durante dias, não conseguia encontrar outro reino. Não havia uma única construção pelos lugares pelos quais ele passou. Achou até que teria que voltar para seu ____________ reino, pois já estava ficando com medo de encontrar algum monstro ou algo parecido.
      Para sua surpresa, bem quando estava tendo este pensamento ___________, ouviu um som ___________________. Parecia um urro de animal. Antes que pudesse começar a fugir, um dragão _____________ apareceu em sua frente, cuspindo fogo por todos os lados. O príncipe ficou _______________. Seu pavor era tamanho, que ficou paralisado frente à fera _______________.
     Em questão de segundos, um cavaleiro ______________, sobre um cavalo ____________ apareceu, com uma armadura toda ____________ e uma lança _____________.
     Uma batalha _____________ teve início entre o dragão e o cavaleiro.
     O príncipe ficou ____________ com o que via. A destreza do cavaleiro era tanta, que não demorou a derrotar o _____________ dragão.
     Queria muito conhecer o rosto do cavaleiro __________________ e qual não foi  seu espanto, quando viu a mais __________ jovem princesa de sua vida debaixo daquele elmo.
     A princesa ____________ lhe contou que nenhum homem queria se casar com ela, por ser tão _____________ e seus pais tinham lhe enviado ao mundo para encontrar um homem ____________ que pudesse salvá-la de algum perigo e não tivesse _____________ dela.
     Após dar uma __________ gargalhada, o príncipe lhe contou sobre sua missão, certo de que havia encontrado o amor de sua vida.
     Juntos, foram aos dois reinos e contaram sobre a aventura ____________ que viveram e sobre a intenção de se casarem.
     Após muitos festejos, eles se casaram e foram felizes para sempre, reinando _____________ nos dois reinos vizinhos.

domingo, 15 de abril de 2012

SALA DE RECURSO




AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDANTE: SÉRIE:                                                                                                                 5ª SÉRIE

1-      Leia o texto com muita atenção e responda o que se pede:

A VELHA CONTRABANDISTA

       Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
       Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
     - Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
     A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:
     - É areia!
     Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
     Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
     Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
    - Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
    - Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
    - Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
   - O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha.
   - Juro – respondeu o fiscal.
  - É lambreta.
(Stanislaw Ponte Preta)


Interpretação do texto

1) O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?
__________________________________________________________________________2) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
_______________________________________________________________________________________                                                                                                                          .
__________________________________________________________________________3) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:
Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?
_______________________________________________________________________________________                                                                                                                          .
______________________________________________________________________________________                                                                                                                            .
4) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.
__________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                                         .                                                                                                                                                   .
5) Copie do 6º parágrafo  5 substantivos.
                                                                                                                                                    .
6) Os substantivos: areia, lambreta, fiscal e senhora são substantivos comuns ou próprios? São simples ou compostos?
                                                                                                                                                    .
                                                                                                                                                                     .
                                                                                                                                                                     .